A sensação de bem estar que o ar-condicionado proporciona em um ambiente fechado, principalmente em dias de verão, pode esconder sérios malefícios a saúde. O aparelho retira a umidade do local, deixa o ar seco prejudicando as vias respiratórias, do nariz ao pulmão.
Segundo especialistas, o ressecamento do muco do nariz destrói anticorpos e enzimas que protegem o corpo. Com a imunidade baixa, o corpo fica mais vulnerável a infecções.
Sabemos que no ambiente bancário o ar-condicionado é indispensável. Porém, é necessário que a limpeza e manutenção do aparelho sejam feitas periodicamente pela empresa responsável. Com o acumulo de sujeiras, os filtros perdem sua função e passam a propagar pelo ambiente doenças como gripes e resfriados.
Para não ser vítima do ar-condicionado, é de fundamental importância ter alguns cuidados como: colocar uma blusa fina antes de sair repentinamente do local fechado; utilizar soro fisiológico nas narinas e beber água abundantemente. Essas são recomendações simples, mas que podem evitar constantes problemas de saúde.
por Diego de Menezes - Assessor de Imprensa 23/02/2011