26 maio 2007

Itaú: Metas até para os caixas

Venda de produtos tira atenção e provoca demora no atendimento

Os funcionários denunciam ao Sindicato que o Itaú está impondo metas para os caixas nas agências. De acordo com relatos dos trabalhadores, existe uma intensa cobrança para vendas de produtos como PIC, crediário consignado, seguro de cartão, entre outros. A meta é coletiva e, segundo os bancários, ela aumenta a cada mês.

“Temos que prestar um atendimento rápido, oferecer produtos e contar dinheiro ao mesmo tempo. É humanamente impossível, pois se os clientes quiserem esclarecer dúvidas, o tempo de atendimento se estende e quem está na fila passa a cobrar rapidez”, afirma um funcionário que não quer se identificar.

Esse tipo de imposição por parte do banco não leva em conta que a função do caixa nas agências exige concentração. “A responsabilidade desses trabalhadores é muito grande. Ele tem que estar sempre atento, pois se houver qualquer diferença no caixa ele é obrigado a arcar com o prejuízo”, afirma a funcionária do Itaú e diretora do Sindicato Adriana Oliveira.

Fonte: www.bancariossp.com.br

18 maio 2007

BB se nega a suspender plano de reestruturação

A direção do Banco do Brasil disse não aos trabalhadores da instituição pública que reivindicam a suspensão do plano de reestruturação que prevê demissões, terceirizações, aposentadoria e fechamento de locais de trabalho. Essa foi a resposta do banco, por meio do gerente de responsabilidade sócioambiental, José Marcelo, aos representantes dos trabalhadores que compareceram a audiência no Ministério do Trabalho e Emprego, nesta segunda-feira, dia 14, solicitada pelos dirigentes sindicais. O pacote prevê demissões, terceirizações, aposentadoria, além do fechamento de locais de trabalho.

Os representantes dos trabalhadores repudiariam a postura do banco e consideraram irrisórias as propostas apresentadas. Eles exigem negociação com o presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, e indicam a intensificação das atividades de mobilização para pressionar a direção do banco a rever essa atitude unilateral.

Além de negar-se a interromper a implementação do plano que só prejudica os trabalhadores, a direção do BB trouxe medidas prontas e insatisfatórias como a prorrogação do prazo de adesão à aposentadoria antecipada (PA) do dia 22 para 30 de junho, a redução da idade mínima para 48 anos exigida à adesão ao PA, além de prorrogar para 30 o número de diárias a ser pago aos funcionários transferidos para outras praças.

Mobilizações
Durante a semana serão realizadas atividades de mobilização dos trabalhadores nos locais de trabalho. No dia 23, no ato contra a Emenda 3, na Paulista, os bancários do BB irão protestar contra as terceirizações, que fazem parte das medidas do plano de reestruturação.

Taubaté e Região: O Sindicato realiza assembléia na próxima terça, dia 22, para decidir sobre a participação da categoria nas paralisações. Leia mais...

Fonte: Bancários de São Paulo

Sindicato promove assembléia nesta terça dia 22

O Sindicato convoca todos os funcionários dos BB, lotados em sua base, para discutir as transformações internas sobre programa de reestruturação anunciado pelo BB no último dia 07 de maio e seus resultados nas agências da nossa base.

A assembléia também abordará a proposta de paralisação no próximo dia 23, quarta-feira, e também a proposta de deliberar sobre a Comissão de Conciliação Prévia (CCP), conforme o Acordo Coletivo de Trabalho 2006/2007.

Assembléia do BB
Data: 22/05/07
Horário: 18:30h
Local: Sede do Sindicato

11 maio 2007

Gratificação de caixa não pode ser suprimida em face do retorno da bancária ao cargo de escriturário.

Este foi o entendimento proferido pelo MM. Juiz da 09ª Vara do Trabalho de Brasília em reclamação em face do BRB – Banco de Brasília.

A bancária trabalhou por mais de 14 anos como caixa. Acometida por LER/DORT, foi determinada a sua readaptação. O Banco a reverteu à função de escriturário. Todavia, fez por bem suprimir a gratificação percebida pela reclamante.

A bancária ajuizou reclamação trabalhista, pleiteando a decretação da nulidade da alteração contratual ilícita e, por conseqüência, a imediata incorporação da gratificação de caixa.

Fundamentou que, no presente caso, o pleito encontrava apoio no artigo 461, § 4º da CLT, o qual assegura ao empregado readaptado a manutenção da condição salarial anterior, não podendo ser prejudicado em virtude do problema que determinou a readaptação, mormente em se tratando de doença profissional.

Para o Banco, haveria justo motivo, qual seja, a necessidade de readaptação para a reversão ao cargo de escriturário e, por conseqüência, retirar a gratificação de caixa percebida por mais de 14 anos.

A sentença foi procedente em parte. Decretou a nulidade da redução salarial, determinando-se a incorporação da gratificação percebida pela reclamante por mais de 14 anos, paga sob duas rubricas – “gratificação de caixa” e “complem pessoal ativ gratific”, bem como o pagamento das parcelas vencidas e vincendas, desde a supressão até a efetiva inclusão em folha, aplicando-se os reajustes legais e convencionais obtidos pela categoria.

Cabendo ainda recurso ao TRT.

fonte: Depto Juridico

10 maio 2007

Eleições para delegados sindicais da CEF ocorrem em maio

Faça sua inscrição!

O Sindicato dos Bancários e Financiários de Taubaté e Região convoca todos os empregados da Caixa Econômica Federal para as eleições de delegados sindicais de base.

As inscrições podem ser feitas diretamente na sede do sindicato ou pela internet, no endereço www.bancariostaubate.com.br/delegados.htm. A escolha dos delegados ocorre entre os dias 22 e 25 de maio na sede do sindicato.

Os delegados terão mandatos de um ano, podendo ser reeleitos. E para que não sabe, a função do delegado sindical é representar legalmente o Sindicato nos locais de trabalho, tendo compromisso com a luta pelos direitos da categoria bancária na defesa de melhores condições de trabalho.

INSCRIÇÕES: DE 15 A 18 DE MAIO DE 2007.

ELEIÇÃO: DE 22 A 25 DE MAIO DE 2007.

MANDATO: DE 01/06/2007 A 31/05/2008.


DAS ATRIBUIÇÕES DO DELEGADO SINDICAL

Compete ao delegado sindical:

a) Apoiar e integrar a luta dos trabalhadores;
b) Representar o sindicato junto aos empregados de sua Unidade;
c) Participar dos eventos e instâncias sindicais;
d) Representar os empregados de sua Unidade junto ao Sindicato;
e) Acatar e encaminhar as decisões dos Fóruns Sindicais;
f) Auxiliar nas entidades sindicais;
g) Manter contato permanente com os colegas da Unidade de trabalho, discutindo individual e coletivamente, organizando as suas reivindicações, manifestações, críticas e sugestões para melhoria das condições de trabalho, encaminhando-as ao Sindicato e aos Gestores;
h) Responsabilizar-se pela distribuição dos boletins e publicações que digam respeito aos empregados e sindicatos;
i) outras, a serem eventualmente aprovadas nos fóruns sindicais.

DAS PRERROGATIVAS

Ao delegado sindical é assegurada a estabilidade provisória conforme CLT, bem como a irremovibilidade de sua Unidade de trabalho, durante a vigência do mandato.

Caso a CAIXA necessite transferi-lo só poderá fazê-lo mediante contato com Sindicato.

O delegado sindical tem direiro de liberação para participar de seminários, congressos e atividades mesmo em dia de trabalho.

O delegado sindical pode promover reuniões com os demais empregados da Unidade, desde que previamente acordado com o Gestor da Unidade.

Ao delegado sindical é permitida a distribuição de propaganda sindical.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

A ação do delegado sindical é livre, respeitadas as conveniências de funcionamento da Unidade e de atendimento ao público. O presente Regulamento passa a fazer parte integrante do Acordo Coletivo de Trabalho 2006-2007.