Após intensas pressões do movimento sindical, o Banco do Brasil assinou, na manhã desta quarta-feira (17), termo de compromisso de que não promoverá demissões durante todo o processo de fusão do Banco Nossa Caixa. O documento foi firmado por representantes pelo da Controladoria e Risco Global do BB, por líderes do movimento sindical bancário.
Conforme o termo, a direção do BB também se compromete a estender a política de gestão de pessoal aos funcionários da Nossa Caixa que optarem pelo regime funcional da instituição federal, com garantia de negociações com os representantes sindicais.
A formalização da garantia de emprego e de direitos durante o processo de fusão é fruto de uma luta que se estende desde o Encontro Nacional dos Funcionários da Nossa Caixa, realizado em julho/08, no Ginásio da Portuguesa, em São Paulo. Na oportunidade, mais de três mil bancários reafirmaram a disposição de lutar pela defesa do emprego e dos direitos e pela manutenção do caráter público do banco paulista.
O acordo é um importante passo frente ao processo de fusão entre o BB e o Banco Nossa Caixa. De certo, contribuirá para a organização da luta conferindo maior tranqüilidade daqui para frente.
Votação - Ainda está ocorrendo na Assembléia Legislativa de São Paulo discussão sobre o Projeto de Lei 750/2008, que autoriza a venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil. Nesta terça, o projeto foi aprovado em reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça, de Economia e Planejamento e de Finanças e Orçamento, com a inclusão de algumas emendas. Agora, o PL aguarda votação em plenário, o que deverá acontecer na noite desta quarta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário