04 maio 2009

Sindicato Convoca Eleições para Delegado Sindical da CEF e BB

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Taubaté e Região convoca todos os funcionários sindicalizados à participar do Processo Eleitoral de DELEGADO SINDICAL DO BANCO DO BRASIL S.A. e da CAIXA ECONOMICA FEDERAL.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

ELEIÇÃO: DE 19 a 29 DE MAIO DE 2009.

MANDATO: DE 01/06/2009 A 31/05/2010.

O delegado sindical é um grande aliado do Sindicato na organização dos trabalhadores em seu local de trabalho. Por isso é importante que todos debatam com seriedade para eleger empregados comprometidos com o fortalecimento da luta dos trabalhadores.


História mostra a importância dos delegados sindicais

A Luta do Sindicato garantiu a liberdade de os bancários se organizarem por local de trabalho e foi fundamental para ampliar as conquistas.

No começo dos anos 80, com a abertura política e a retomada do Sindicato, os bancários iniciam um período de grandes greves, que ampliaram seus direitos e conquistas, principalmente em 1985. Nessa organização, os funcionários do BB tiveram papel de destaque.

Os banqueiros e o governo federal, entretanto, logo perceberam a importância dos delegados sindicais nessa organização e passaram a persegui-los. No final da década, os sindicatos deixaram de fazer eleições de delegados para preservar os militantes. O governo Collor marcou o início do declínio da ação do representante sindical de base, que se estendeu durante toda a era FHC.

Após um período de resistência, nos anos 90, os delegados sindicais voltaram com toda força em 2003. No Congresso do BB, umas das cláusulas da pauta de reivindicações é o reconhecimento do Delegado Sindical que foi incorporada à CCT após a greve, naquele ano.

Atribuições:

Comprometer-se e responsabilizar-se com a organização dos empregados em seus respectivos locais de trabalho, promovendo reuniões e estimulando a participação dos mesmos nas atividades promovidas ou convocadas pelo Sindicato, tais como assembléias, plenárias, congressos, conferências, passeatas, seminários.


Responsabilizar-se, subsidiariamente à direção sindical, pela distribuição dos boletins e publicações do Sindicato que digam respeito aos trabalhadores.

O representante eleito poderá promover reuniões no local de trabalho, segundo acordo prévio com o gestor, para levar informações de interesse dos trabalhadores, ouvir e trazer suas demandas para o Sindicato.

É fundamental promover a aproximação dos trabalhadores com o Sindicato para organizar e ampliar a luta e a mobilização do funcionalismo a partir do local de trabalho, ressaltando a importância de sindicalizar-se.

Nenhum comentário: