O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no dia 15 deste mês o reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo. O respectivo reajuste é retroativo a janeiro, entretanto, de acordo com o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, essa diferênça que é de R$ 800 milhões deverá ser paga até o mês de agosto, beneficiando mais de 7 milhões de aposentados que ganham até R$ 2.000,00.
Há que ressaltar que essa decisão do presidente Lula em conceder o reajuste é resultado do trabalho desenvolvido pelo Central Unica dos Trabalhadores e pelas demais centrais e seus sindicatos filiados que apresentaram ao presidente um projeto que cria uma política permanente de valorização das aposentadorias, semelhante a politica de valorização do salário mínimo.
Nosso projeto preve para os próximos anos, a concessão de reajustes tendo por base a inflação mais 50% da variação positiva do Produto Interno Bruto - PIB para todas as aposentadorias acima do mínimo. Além disso, a política de valorização permanente das aposentadorias prevista no projeto encaminhado ao Governo Federal garantirá a constituição de uma mesa de negociação para tratar de assuntos de interesse dos idosos, como políticas públicas específicas de transporte, medicamentos, turismo e assistência médica, entre outros.
Fonte: Seeb de Taubaté e Região
Nenhum comentário:
Postar um comentário