Em estudo divulgado na segunda-feira, dia 18, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) reforça o argumento do Sindicato de que os trabalhadores não podem “pagar o pato” pela inflação mais alta este ano. “Os trabalhadores não devem aceitar que os custos do combate à inflação lhes sejam transferidos, especialmente se considerado o bom desempenho do mercado de trabalho”, diz o estudo.
No documento, o Dieese rebate o discurso do empresariado, ecoado com intensidade pela mídia, de que aumentos salariais resultariam em risco para o controle da inflação. Não faltaram comentaristas e matérias – até a maquininha de remarcação de preços foi ressuscitada pela imprensa – com este conteúdo para dar suporte aos argumentos dos patrões.
O estudo mostra que a pequena alta inflacionária dos últimos meses deve-se a questões externas e ao aumento dos preços de alguns produtos agrícolas circunscritos, mas que essa tendência está perdendo força e não pode ser um impeditivo para que os trabalhadores busquem aumentos reais de salários.
Leia mais
> O estudo completo do Dieese
> Todos os detalhes da Campanha Nacional 2008 na página especial
Nenhum comentário:
Postar um comentário