Após saques de 80% do patrimônio do banco, Deputado do PT questiona planos do governo do PSDB
O deputado estadual Marcos Martins protocolou requerimento ao secretário Estadual da Fazenda, Mauro Ricardo, solicitando informações sobre os planos do governo SERRA para o futuro da Nossa Caixa. Publicado no Diário Oficial, o texto faz dois questionamentos: se há em curso estudos ou negociações visando à incorporação do banco público pelo Banco do Brasil ou visando à sua completa privatização.
O deputado justifica o pedido de esclarecimentos com base em fatos ocorridos nos últimos meses que prejudicaram a saúde financeira da instituição e faz referencia especial ao saque de R$ 2,1 bilhões que o governo do estado de São Paulo fez em março, que representa 80% do patrimônio do banco, em troca da manutenção das contas da folha de pagamento do funcionalismo por cinco anos.
O texto argumenta que a atitude “levantou questionamentos no mercado financeiro e entre os trabalhadores bancários sobre a viabilidade do negócio”, lembrando que, desde o anuncio da venda da folha de pagamento, as ações da Nossa Caixa chegaram a cair 20%, “por si só evidência de como o negócio foi recebido pelos investidores”.
O deputado lembra também que a Nossa Caixa já tinha investido R$ 214 milhões e aberto 39 agências e 53 postos para receber as contas do funcionalismo, sem saber que precisaria pagar pelas contas que seriam suas por direito.
O texto ainda rebate as teses levantadas pelo governo para tentar justificar o negócio, que foi questionado fortemente por acionistas e investidores. No final da carta, lê-se que o atual quadro “tem trazido ao mercado financeiro e aos trabalhadores bancários inquietações que se traduzem em boatos que põem em dúvida a própria existência futura da Nossa Caixa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário