A Conferência Estadual é considerada pela categoria paulista como a largada para uma Campanha Nacional vitoriosa. Nela valoriza-se os espaços democráticos para a construção das reivindicações, de forma unificada.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Taubaté e Região, Luis Antonio Toledo, ressalta que a campanha nacional é um processo de construção de ações estratégicas e as plenárias regionais foram os pilares de sustentação e fortalecimento dessas ações. Para ele, os destaques deste ano são: o fim das metas abusivas, do assédio moral e a participação mais justa nos lucros dos bancos.
“Esperamos que os delegados eleitos para a 10ª Conferência Estadual tenham, durante as discussões, a compreensão de que e a unicidade dos objetivos será a nossa maior força na campanha deste ano”, conclui Luis Antonio (Alemão).
“Começamos com os sindicatos realizando consultas em suas bases e reuniões nos locais de trabalho para sabermos a opinião dos bancários”, afirma Pedro Sardi, secretário geral da FETEC-SP, ao lembrar que foram realizadas as Conferências Regionais e também diversos debates nos sindicatos sobre as estratégias de campanha.
Nas consultas, os bancários de todo o Estado apontaram como bandeiras de luta para este ano: aumento real de salários, PLR maior e descomplicada, melhores condições de trabalho, fim das metas abusivas, reafirmação da Campanha Unificada, entre outros temas.
Para a presidente o Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região, Paulo Santos de Mendonça a 10ª Conferência Estadual precisa ser, acima de tudo, objetiva. “Precisamos tirar desse encontro propostas viáveis, pois o enfrentamento com os bancos sempre é um processo muito difícil”, comenta.
Calendário da Campanha Nacional 2008
Conferência Estadual
Dia 19 de julho
Conferência Nacional
Dia 25 de julho, das 9h às 18h
- Encontro temático sobre Segurança Bancária
- Encontro temático sobre Saúde
- Encontro temático sobre Remuneração
Dias 26 e 27 de julho, das 9h às 18h
- Plenária conjunta, definição da pauta de reivindicações
Dias 28 e 29 de julho, das 9h às 18h
- Encontros de bancos privados, estaduais, federalizados e regionais
- 19º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil
- 24º Congresso dos Empregados da Caixa Econômica Federal
Michele Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário