28 agosto 2009

ARTIGO: ASSÉDIO MORAL DOS LOCAIS DE TRABALHO

Uma Constatação diária nas agências

Atuando na área de saúde do Sindicato, a mais de 8 anos, temos acompanhado inúmeros relatos de situações vexatórias e humilhantes sofridas por bancários em suas agências.

São relatos amargurados que vêem acompanhados de reclamações dando conta também do surgimento de distúrbios físicos e mentais, como a falta de sono ou insônia, dores de cabeça, dificuldade de memorização, má digestão, surtos depressivos etc, que muitas vezes agravam-se após a ocorrência de situações constrangedoras.

É fato que nem todos os distúrbios tem como causa as situações sofridas pelos bancários nas agências, no entanto, a experiência de vida nos permite concluir que o maior e um dos grandes causadores desses problemas é o ASSÉDIO MORAL.

O ASSÉDIO MORAL no trabalho consiste no constrangimento do trabalhador por seus superiores ou colegas, usando-se de atos repetitivos, cujo efeito atente contra a dignidade do mesmo. É usado para cobrar a superação de metas de produção, com o único objetivo de gerar mais lucro para as empresas ou bancos.

O ASSÉDIO MORAL, além de ser uma prática desumana, pois atenta contra a dignidade humana, cada vez mais essa prática e suas conseqüências tem levados inúmeros trabalhadores à Justiça, como forma que defender-se desse abuso, mas também de verem respeitados os seus direitos Constitucionais.

FAÇA RESPEITAR-SE, DENUNCIE O ASSÉDIO MORAL.

Autor Valdir Aguiar – 28/08/09

Nenhum comentário: