A gripe suína vem se propagando rapidamente em vários paises, inclusive no Brasil, causando perplexidade entre os especialistas e o público em geral. São inúmeros casos diagnosticados, com 82 mortes registradas no país.
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum com febre superior a 38º C, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal.
No dia a dia, os cuidados básicos de higiene podem e devem ser adotados para evitar a gripe suína, como cobrir a boca e o nariz com lenço descartável para tossir ou espirrar, lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, inclusive, dinheiro, e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos 4 ou 5 primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha os vírus, e examinadas em laboratório.
Os antigripais Tamiflu e Relenza já são utilizados contra a gripe aviária e apresentam-se eficazes contra o vírus H1N1, de acordo com os testes laboratoriais realizados nos Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos. Nunca use medicamentos sem orientação médica.
IMPORTANTE: A prevenção ainda é o melhor remédio, portanto, todos os bancários e bancárias devem estar bem informados sobre os PROCEDIMENTOS DE PREVENÇÃO, e em caso de adoecimento, procurar imediatamente assistência médica.
Texto: Valdir Aguiar Diretor do SEEB Taubaté
Nenhum comentário:
Postar um comentário