23 setembro 2010

VAMOS FALAR E CONHECER MELHOR O SUS

O SUS ou o Sistema Único de Saúde é confundido, via de regra, com os problemas da Saúde Pública Brasileira, cuja responsabilidade está nas mãos dos Governos Federal, Estadual e Municipal.



O Sistema Único de Saúde é utilizado por mais de 80% da nossa população, destacando que apenas 19,88% dos brasileiros possuem convênios médicos e que, mesmo assim, fazem uso, de uma maneira ou de outra, dos serviços prestados pelo SUS.


O SUS é o maior programa de saúde do MUNDO e proporciona o atendimento de mais de 142 milhões de brasileiros (CARTÃO SUS), seja através do fornecimento de remédios gratuitamente ou mesmo no atendimento e tratamento de doenças de alta complexidade, como os portadores do HIV e doentes de Aids, renais crônicos e pacientes com câncer.


O SUS realiza por ano mais de 2,4 consultas para cada brasileiro: são mais de 2,5 milhões de partos, mais de 200 milhões de exames laboratoriais, bem como mais de 6 milhões de ultrassonografias.


O SUS, além de atuar na modalidade curativa, atua também na prevenção, realizando as campanhas de vacinação, como a poliomielite, as antigripais, as de eliminação da varíola, tuberculose infantil, tétano, sarampo, etc, bem como no controle da raiva animal, do controle de zoonoses, na vigilância sanitária, e em tantas outras ações que proporcionam a manutenção ou mesmo a redução dos vetores, parasitas ou doenças que atingem a nossa população.


O SUS também é responsável pelas mais de 165.000 cirurgias de catarata, mais de 80 mil cirurgias cardíacas, mais de 8.000 transplantes de órgãos, além de milhares de internações psiquiátricas e atendimentos de politraumatizados nos serviços de urgência e emergência.


O SUS, com mais de 500.000 profissionais de saúde, 6.500 hospitais, 487.000 leitos, proporciona mais de um milhão de internações por mês e mais de 350 milhões de atendimentos por ano, nas mais de 60.000 unidades básicas de saúde.


O SUS também é responsável pelo Programa de Saúde da Família – PSF, que já atende mais de 70 milhões de pessoas e está presente em 90% dos municípios brasileiros.


Como já dito, infelizmente é fato que uma boa parcela da nossa população não conhece o SUS, e nem tampouco sabe como o SUS efetivamente atua e funciona. Mas é fato também que não há por parte dos meios de comunicação uma atuação mais propositiva ou em prol do SUS.


Na verdade, há um ataque contra o SUS, mesmo que subliminarmente, no sentido de beneficiar as empresas de planos de saúde que tanto lucram com a saúde neste país, e que deixam de cobrir doenças decorrentes de acidentes de trabalho e profissionais, além de não contribuírem um centavo sequer com a prevenção.


O SUS já está dando certo, no entanto, sempre é bom lembrar que quando você estiver comendo uma boa PICANHA ou mesmo uma LINDA BISTECA DE PORCO, regada com uma CERVEJONA, saiba que é o SUS quem garante que o seu alimento e a sua bebida estarão bons para o consumo. Pense nisso.


Os dados referidos no texto foram obtidos pelas fontes:
Ministério da Saúde
IDEC
Conferência Nacional de Saúde 2008


Valdir Aguiar - Diretor do Sindicato dos Bancários e Financiários de Taubaté e Região

Nenhum comentário: