22 junho 2009

Nossa Caixa: Fiocca será o novo presidente

O comando da Nossa Caixa, banco paulista adquirido pelo Banco do Brasil (BB) no fim do ano passado, será trocado. Hoje será anunciado que Demian Fiocca, economista e ex-presidente do BNDES, vai assumir a presidência da instituição no lugar de Paulo Bonzanini, que ficou no cargo cerca de dois meses. A mudança partiu do Ministério da Fazenda, que prefere alguém mais alinhado para ficar à frente do banco. A Nossa Caixa tem cerca de 500 agências e quase seis milhões de mclientes.

Bonzanini, que é funcionário de carreira do BB e chegou a ocupar a diretoria de varejo da estatal, havia sido escolhido para comandar o processo de incorporação do banco paulista pelo BB, que deverá ser concluído até o fim deste ano. Ele assumiu a presidência da Nossa Caixa pouco antes de o ex-presidente do BB Antonio de Lima Neto ser demitido. Fiocca é muito próximo ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. No início do governo Lula, exerceu a função de secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, quando a pasta estava sob o comando de Mantega.

Quando Mantega assumiu a presidência do BNDES, Fiocca seguiu com ele e, pouco depois, acabou se tornando presidente do banco, cargo que deixou em 2007 para integrar a diretoria da Vale. Fiocca deixou a mineradora há cerca de dois meses. O BB pagou pelo controle da Nossa Caixa, até então um banco do governo paulista, cerca de R$5,5 bilhões. Mantega, com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem feito mudanças profundas no BB. Começou com a saída de Lima Neto e a chegada de Aldemir Bendine, que se comprometeu a liberar mais crédito e reduzir juros. Da antiga vice-presidência do BB, apenas um nome não foi mudado.

Fonte:
O Globo

Nenhum comentário: