28 novembro 2008

Caixa Federal quer punir grevistas impondo trabalho aos sábados

Mesmo contrariando a Súmula 113 do Superior Tribunal do Trabalho, a Caixa Federal está impondo aos seus funcionários uma convocação ilegal de trabalho aos sábados, para uma suposta compensação de horas devidas em função da última greve.

O Sindicato sustenta desde a publicação da CI 07: “não há previsão legal para trabalho aos sábados, que é considerado dia útil não trabalhado, ou seja, o sábado é dia de descanso do bancário. Tal expediente só é permitido em ocasiões excepcionais, em que a empresa fundamenta a extrema necessidade por ocasião excepcional”.

Entendemos que a compensação deveria ser realizada dentro da previsão legal, ou seja, um acréscimo de no máximo duas horas à jornada dos trabalhadores. O cumprimento será dentro do período acordado na cláusula 46 da Convenção Coletiva de Trabalho e cláusula 33 do Acordo Coletivo de Trabalho vigente, ou seja, até dia 19 de dezembro de 2OO8.

A atitude ilegal da Caixa sujeita os gestores da cada unidade a responderem pela autuação, fiscalização, multa e demais conseqüências verificadas por parte da SRMTE.

O Sindicato não vai aceitar essa postura autoritária da Caixa, e determinou que o Departamento Jurídico ingressasse com ação judicial denunciando o banco.

"A Caixa é o principal órgão de difusão das políticas do Governo LULA, governo este que tem demonstrado um espírito transformador e democrático em nosso País, mas é lamentável a postura do banco. A culpa dessa situação é de gestores autoritários antidemocráticos e que tem como característica o desrespeito a seus funcionários e a constituição, perseguindo trabalhadores por terem participado de uma greve legal e previsível, face às posições tomadas. Acho que o Governo Federal deveria rever a orientação dada a direção da CAIXA”. afirma Luiz Antonio da Silva (Luizão) Presidente do Sindicato dos Bancários.

2 comentários:

Anônimo disse...

O GOVERNO FEDERAL DEVERIA MESMO DEMITIR TODOS OS GESTORES DA CEF PORQUE SÃO MUITO ARROGANTES, AUTORITARIOS E REPRESENTA MAL OS INTERESSES DO PRESIDENTE LULA

Anônimo disse...

O GOVERNO FEDERAL DEVERIA MESMO DEMITIR TODOS OS GESTORES DA CEF PORQUE SÃO MUITO ARROGANTES, AUTORITARIOS E REPRESENTA MAL OS INTERESSES DO PRESIDENTE LULA