31 outubro 2007

Santander: Negociação tem calendário confirmado

Está definido o calendário de negociação específica do Santander. Integrantes da Comissão de Empresa dos Trabalhadores do Santander (COE) e representantes do banco se reúnem nos próximos dias 06, 09 e 14 de novembro para discutir, respectivamente, cláusulas renováveis, cláusulas que precisam de alterações na redação e cláusulas novas.


A pauta aditiva dos bancários foi definida durante a 9ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, em julho, e retomada no Congresso dos Funcionários do Santander Banespa, em agosto. Quatro eixos destacam-se como as principais reivindicações dos funcionários do banco, sendo elas: necessidade de melhorar a implantação do PCS, participação dos funcionários na gestão e melhoria dos serviços prestados pelo plano de saúde, aprofundamento das discussões relacionadas ao fundo de pensão e fim das metas abusivas.


Conforme o diretor-executivo da FETEC/CUT-SP, Sérgio Godinho, espera-se que os dois primeiros encontros sejam tranqüilos, pois não haverá grandes alterações no Acordo Aditivo já existente. “No dia 06, trataremos das cláusulas renováveis e, no dia 09, faremos alterações na redação de claúsulas já contempladas”, explica.


O grande debate segue, então, para o dia 14, quando os trabalhadores e representantes dos bancos discutem cláusulas novas, com destaque para Auxílio Educacional, Garantias contra a Dispensa Imotivada, Grupo de Trabalho para Criação de Plano de Cargos e Salários (PCS) e Assédio Moral/Violência Organizacional.


“Esperamos que o diálogo e o bom senso prevaleçam e os trabalhadores sejam reconhecidos pelo trabalho que prestam, por meio de novas cláusulas aditivas à Convenção Coletiva”, diz o dirigente da FETEC/CUT-SP.


Godinho ressalta ainda que em se tratando de Assédio Moral/Violência Organizacional a categoria conquistou avanços durante a Campanha Nacional deste ano. “Será criado um Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Moral que contemplará todos os trabalhadores do ramo financeiro, por meio de um Canal de Denúncia”, lembra. Godinho acrescenta que sobre o tema resta a COE definir junto ao banco como será a melhor forma de implementar o programa no Grupo.


C.O.E - Em razão das negociações que estão marcadas com o banco para tratar da pauta aditiva, os membros da Comissão de Empresa dos Trabalhadores do Santander (COE) estarão se reunindo na próxima segunda-feira, dia 05 de novembro, às 14 horas, na sede da Contraf-Cut, para discutir estratégias e organização para as rodadas de negociação.


“É muito importante a participação dos sindicatos nas discussões que antecedem as rodadas de negociação, para que o discurso dos representantes dos trabalhadores esteja em sintonia com os anseios dos bancários do Santander”, finaliza Godinho.

Fonte: Michele Amorim (Fetec/SP)

Nenhum comentário: