20 agosto 2007

Quadrilha armada invade banco em São José dos Campos

Troca de tiros dentro da agência leva pânico a clientes em pleno horário de almoço; um menor é detido e três fogem

SJC / 17/08/07 - Uma tentativa de roubo à agência do banco Nossa Caixa da avenida Juscelino Kubitschek, na zona leste de São José dos Campos, acabou em troca de tiros entre criminosos e funcionários. Um suspeito foi baleado e um cliente teve ferimentos causados por estilhaços. Nada foi roubado.

Um dos suspeitos foi preso por policiais do 5º Distrito Policial. A tentativa de assalto ocorreu às 12h56.

Primeiro, dois assaltantes entraram na agência bancária e foram para a área dos caixas eletrônicos. A dupla permaneceu lá esperando a chegada de outro integrante da quadrilha, o que aconteceu em seguida. O terceiro criminoso entrou, carregando na mão direita a parte superior de uma marreta.

Os três se reuniram e conversaram brevemente. Um dos seguranças percebeu a movimentação do trio. Antes que ele pudesse agir, um dos criminosos atirou a marreta sem cabo em direção ao vidro (que separava os caixas eletrônicos e a área de atendimento interno do banco, onde trabalham os funcionários). Começou o tiroteio.

Foram pelo menos 14 disparos, que atingiram o teto, divisórias e vidros. A agência estava com aproximadamente 15 clientes. Um homem, que estava em um dos caixas, ouviu os tiros e se abaixou. Um policial militar que estava de licença médica, andando com muletas, se atirou no chão. Um dos criminosos, menor de idade, foi atingido nas costas.

Nenhum cliente ou funcionário ficou ferido. Um quarto criminoso estaria do lado de fora da agência.

FUGA - Depois do tiroteio, o trio saiu do banco. O mecânico Monacy Caetano Xavier, 20 anos, estava no estacionamento da agência, em seu Uno, quando foi abordado pelo grupo. "Olhei no retrovisor e vi quatro, todos armados, dizendo para levá-los. Apontaram a arma e acelerei", disse ele. Os criminosos atiraram no capô e no vidro da frente.

Pedaços de vidro atingiram Xavier nas pernas, braços e no rosto. "Eu nasci de novo, a bala passou do lado do banco. Eu saí do carro e fui correndo em direção ao banco, dizendo que havia sido assaltado. O vigilante falou para eu entrar no banco", disse a vítima, depois encaminhada ao Pronto-Socorro da Vila Industrial, onde foi medicada.

Após a tentativa frustrada de roubar o Uno, a quadrilha fugiu. Há suspeita que os criminosos teriam roubado outro veículo, porém a hipótese ainda está sendo apurada.

POLÍCIA - O setor de investigações do 5º DP recebeu a informação de que um jovem havia dado entrada em um hospital com dois ferimentos à bala. O paciente, de 17 anos, foi fotografado pelos policiais civis. Por meio da foto, ele foi reconhecido por funcionários do banco. Policiais fazem a escolta do suspeito no hospital.

O caso foi registrado como tentativa de roubo e lesão corporal. A polícia não descarta o envolvimento da quadrilha em outros crimes.

"Tivemos acesso a filmagens de outros assaltos e os suspeitos se parecem com os assaltantes", disse o delegado Osmar Henrique de Oliveira.

A polícia teve acesso à filmagem do circuito interno de vídeo da agência. Além do menor, outros três suspeitos foram identificados

Fonte: Guilhermo Codazzi da Costa (ValeParaibano)

Nenhum comentário: