10 agosto 2007

Ranking de demissões : Santander é o grande campeão na região

De acordo com levantamento realizado pelo Sindicato dos Bancários de Taubaté e Região, a maior concentração de demissões nos bancos privados da base, em 2007, ocorre no Santander. Além de constar do ranking do Banco Central das instituições com maior número de reclamações ao longo do ano de 2006 e nos primeiros quatro meses de 2007, o banco contribuiu até o momento com 34% das demissões ocorridas neste ano na região.

Já o Bradesco e o HSBC estão em segundo lugar na tabela de classificação, com 22% dos desligamentos.

Com relação aos bancos públicos, a liderança fica com o Banco do Brasil, com 62% das demissões, como fruto do plano de antecipação de aposentadoria voluntária. A Caixa Econômica Federal contribuiu com 15% das demissões na base, ao passo que a Nossa Caixa ficou com 23% dos cortes, a maioria por aposentadoria.

Na avaliação de Valdir Machado, a prática dos bancos de reduzir o número de funcionários em suas agências prejudica o atendimento prestado a clientes e usuários. “Uma prova disso é o fato de o Santander constar, desde janeiro, da liderança no ranking do Banco Central no que se refere a instituições mais reclamadas pelos clientes e não clientes. Isso reforça antiga reivindicação do movimento sindical de que os bancos têm que abrir novas vagas para prestar melhor atendimento. Só assim colocarão na prática seu papel de responsabilidade social frente à sociedade, tanto divulgado nos meios de comunicação”.

Nenhum comentário: